Desportos de inverno em Portugal: como se iniciar no Ski

De Nicolina Bengtsson | Lifestyle | 23-01-2017
Como se iniciar nos desportos de Inverno: Esqui

Estamo a caminhar para o fim de Janeiro, e por volta desta altura, é quando me dão as ganas de começar a pensar em novas aventuras para 2017. Este ano, talvez resultado de um Inverno mais rigoroso que o habitual, ando obcecada com um desporto de Inverno que me é totalmente novo: o ski.

Sim, o esqui: desporto alheio à maior parte dos portugueses (contam-se pelos dedos de uma mão os amigos e conhecidos que alguma vez experimentaram) mas bastante popular no norte da Europa - sendo eu a única no nosso escritório internacional que nunca pôs os pés na neve com um par de esquis. Se como está com vontade de experimentar, continue a ler. A minha colega Nicolina, aficionada desde que tem um metro de altura, dá umas dicas de como se preparar para a neve.

Onde esquiar, a poucas horas de carro?

O clima temperado e cordilheiras montanhosas menos impressionante que a de outros países europeus, como a França ou Áustria.  deixam muitos a pensar que para esquiar é preciso ir longe. A estância de esqui da Serra da Estrela, a uns 900 metros da Torre, abre todos os anos entre novembro e abril, mas o melhor mês (dizem os experts) é mesmo fevereiro. A Sierra Nevada (site em espanhol) fica a poucas horas de carro de distância e é uma óptima opção para sua primeira aventura na neve a sério.

O que vestir?

Com tantas marcas e modelos diferentes por onde escolher, não vai ser difícil escolher um fato de esqui e acessórios de fazer furor nas encontas. Para os noviços que não querem investir umas centenas de euros, as boas notícias é que a roupa de esqui se tem vindo a tornar mais acessível e prática. O mais importante é escolher um casaco, luvas e meias de qualidade. Afinal, estas são peças versáteis que podem ser usadas noutras ocaisões.

Roupa de esqui para ela

O melhor da roupa de esqui (assim como da roupa de qualquer desporto) são as cores e nós mulheres tiramos partido disso. Escolha uma única cor bem feminina (como o salmão da selecçao abaixo, o rosa ou laranja opaco) ou combine uma peça de cor com uma cor neutra (um jogo de cores sempre clássico é o cinza-beje). Roupa interior térmica em camadas, meias e uma camisola grossa de gola alta ajudam a manter a temperatura. Luvas, botas impermeáveis e um gorro grosso completam o conjunto. Os óculos e capacete podem ser alugados com o resto do material.

Roupa de esqui para ele

As cores são bem vivas mas masculinas, como azul e o amarelo ou neutras. Recomenda-se vestir em camadas: roupa interior térmica confortável. Um par de botas de neve não é desanconselhado se adora andar a pisar terreno.

Shop the look

Roupas de esqui para os mais pequenos

Para as crianças evite as cores suaves e escolha tons vivos que facilmente se consigam distinguir na paisagem nevada: como o vermelho vivo e o azul. Desta forma torna-se muito mais fácil manter os pequenos debaixo de olho.

Shop the look

   

Love, NicolinaNicolina Bengtsson
Desportos de inverno em Portugal: como se iniciar no Ski
Gostou?

Partilhe este blog com amigos!

COMENTAR ESTE BLOG